CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS IV


QUESTÃO ENADE

                         

 

Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2018 (adaptado).

 

Considerando as informações do infográfico, avalie as afirmações a seguir.

 

I. No planejamento das cidades, deve-se priorizar o transporte coletivo, situação que está em consonância com o que ocorre nas cidades mais populosas do Brasil.

II. O engajamento dos cidadãos nos debates e no planejamento das cidades é essencial para o desenvolvimento de projetos urbanos viáveis, acessíveis e sustentáveis.

III. É necessário que o planejamento de uma cidade sustentável esteja focado na fluidez dos veículos automotores autônomos, na diversidade de opções de mobilidade e nas modalidades compartilhadas de transporte.

IV. A utilização de painéis solares para abastecer veículos e a diminuição da emissão de gases poluentes em uma cidade sustentável são metas ainda distantes de serem atingidas no Brasil, devido à primazia dos meios de transportes movidos a combustíveis fósseis.

 

É correto apenas o que se afirma em

 


I e III


I


III e IV


II


II e IV

QUESTÃO ENADE

 

A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do país, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.

CAIADO, M. C. A imigração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço urbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.

 

 

A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de

 

 


polarização nacional.


expansão vertical.


desregulamentação comercial.


emancipação municipal.


segregação socioespacial.

QUESTÃO ENADE

 

A urbanização no Brasil registrou marco histórico na década de 1970, quando o número de pessoas que viviam nas cidades ultrapassou o número daquelas que viviam no campo. No início deste século, em 2000, segundo dados do IBGE, mais de 80% da população brasileira já era urbana.

 

Considerando essas informações, estabeleça a relação entre as charges:

 

                                                     

 

Com base nas informações dadas e na relação proposta entre essas charges, é CORRETO afirmar que

 

 


as duas charges são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.


as duas charges são verdadeiras, e a segunda explica a primeira.


a primeira charge é verdadeira, e a segunda é falsa.


as duas charges são falsas.


a primeira charge é falsa, e a segunda é verdadeira.

QUESTÃO CONCURSO

 

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) integra a Política Nacional de Saúde, inserindo-se, ao mesmo tempo, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional. Dessa forma dimensionada, e compondo, portanto, o conjunto das políticas de governo voltadas à concretização do direito humano universal à alimentação e nutrição adequadas, esta Política tem como propósito:

 


o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, a manutenção da saúde e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação baseada nas leis da quantidade, qualidade, harmonia e adequação, além de incentivar ações de educação alimentar e nutricional.

 


a garantia de atenção à saúde por parte do sistema a todo e qualquer cidadão (universalidade); o direito a atendimento, sem discriminação ou privilégios, de acordo com as necessidades dos indivíduos (equidade); e o acesso ao conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (integralidade).


o estímulo às empresas em adotar um processo educativo permanente destinado a fazer do ato de alimentar-se no contexto do trabalho uma fonte de saúde, bem-estar e de qualidade de vida e produtividade aos trabalhadores.


a garantia da qualidade dos alimentos colocados para consumo no país, a promoção de práticas alimentares saudáveis e a prevenção e o controle dos distúrbios nutricionais, bem como o estímulo às ações intersetoriais que propiciem o acesso universal aos alimentos.


a garantia do acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades do indivíduo, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer.

 

QUESTÃO CONCURSO

 

De acordo com a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional, Lei nº 11.346/2016, o termo segurança alimentar e nutricional, abrange:

 

I - a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.

II - a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento.

III - a implementação de políticas públicas e de estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do país.

IV - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, do abastecimento e da distribuição dos alimentos e da água.

V - o estímulo a práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica, racial e cultural da população.

 

É CORRETO o que se afirma em

 


III, V, e IV, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III, IV e V.


I, III, IV e  V, apenas.


II, III, IV e  V, apenas.

QUESTÃO CONCURSO

 

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) foi aprovada por portaria ministerial (687/2006), com a finalidade de contribuir para a construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde. 



Analise as afirmativas abaixo, em relação aos objetivos dessa política.



I. Incorporar e implementar ações de promoção da saúde, com ênfase na atenção básica. 

II. Favorecer a preservação do meio ambiente e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis. 

III. Possibilitar a consolidação de estratégias de aquisição de equipamentos para a atenção e a gestão em saúde. 

IV. Prevenir fatores determinantes e/ou condicionantes de doenças e agravos à saúde. 

V. Estimular, acompanhar e dar suporte para as comissões integradas de educação permanente em saúde, no âmbito da formação em saúde. 



Assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresenta objetivos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).

 


Somente as afirmativas I, II e IV são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas II, III e V são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas I, IV e V são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas II, III e IV são objetivos da PNPS.


Somente as afirmativas I, II e V são objetivos da PNPS.

QUESTÃO ENADE

 

Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. Com o advento da industrialização, houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência.

Iniciaram-se inúmeras transformações na natureza, criando-se técnicas para objetos até então sem utilidade para o homem. Isso só foi possível em decorrência dos recursos naturais existentes, que propiciaram estrutura de crescimento e busca de prosperidade, o que faz da experimentação um método de transformar os recursos em benefício próprio.

    SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988 (adaptado).       

 

A partir das ideias expressas no texto acima, conclui-se que, no Brasil do século XX,

 


os migrantes chegaram às grandes cidades trazendo consigo valores e tradições, que lhes possibilitaram manter intacta sua cultura, tal como se manifestava nas pequenas cidades e no meio rural.                           


o êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.


homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e de adaptaram a outra, citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.


a industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.


tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.

QUESTÃO ENEM

 

TEXTO I

O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.

(Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099; 3 fev. 2010.)

 

TEXTO II

Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.

(ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993).

 

Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:

 


incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
 


dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
 


manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
 


inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
 


incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.

QUESTÃO ENADE

 

Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida.

 

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil.

 

                                                                              PORQUE

 

Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

 


A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.


As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.


As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

QUESTÃO CONCURSO

 

Fernanda é deficiente visual. Solteira, com trinta e cinco anos de idade, pretende realizar o sonho de ser mãe por meio da fertilização in vitro. Já sua amiga, Daiani, também deficiente visual, casada com Fabio, deficiente auditivo, pretende adotar uma criança.

 

Nesses casos, de acordo com a Lei nº 13.146/2015,

 


é proibido apenas o exercício dos direitos reprodutivos, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.


é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.


a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, sendo permitido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção.


é expressamente proibido apenas o exercício do direito à adoção, em razão das deficiências visual e auditiva narradas.


é proibido o exercício dos direitos reprodutivos, bem como o exercício do direito à adoção, em razão exclusivamente da deficiência visual narrada.

Páginas: 12345678910